22 anos de Vida

A Escola Vida faz a diferença na educação de Alegrete há 22 anos. Oferece uma excelente estrutura, além de professores especializados em diversas áreas, como Música, Educação Física, Informática Educativa, Iniciação Científica, Inglês, Atendimento Educacional Especializado, Artes Cênicas e Literatura. Atualmente oferece Educação Infantil (Nível Baby ao Nível 4) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Histórico

Nossa história começa quando duas pedagogas, professoras estaduais são nomeadas para trabalharem no Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Oswaldo Aranha, em Alegrete. Durante 12 anos, formando mestres, acalentaram o sonho de colocar em prática os ensinamentos construídos nas salas do Curso Normal e então…

A Escola de Ensino Fundamental Vida, foi inaugurada em 05 de Março de 1996 com o nome de Escola Infantil Vida e obteve sua autorização de funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação em Dezembro/1996, pelo Parecer 1419/96.

Dirigida pelas professoras Maria José Faraco Rodrigues e Diná Araujo Vaucher, a escola começou com 6 turmas de Educação Infantil (96 alunos) e no final do ano recebeu autorização para a implantação gradativa do Ensino Fundamental.

Confira registros de quando tudo começou…

 

Diferencial

Uma Escola onde as crianças aprendem brincando, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, ligadas no mundo e na construção da cidadania.

A Escola propõe viagens de estudos, passeios pedagógicos, exposições, festas temáticas, noite do pijama, muita diversão aliada ao conhecimento de ser e estar incluídos neste mundo.

E por falar em inclusão, a aceitação de todos, com todas as suas diferenças, é vista como aspecto importante e natural pela Turma da Vida. Todos aprendem com todos e isso é um exercício para a vida adulta. Aprender a ajudar, aprender a receber ajuda e aprender a respeitar as diferenças, é indispensável para quem quer crescer e atuar no mundo de forma completa.

Uma avaliação diária, focada nos avanços e nas possibilidades de cada um, explorando as múltiplas inteligências e as diferentes linguagens, registrada através de pareceres trimestrais, possibilita a descoberta e o desenvolvimento de interesses, habilidades e capacidades.

A arte como expressão da vida, a Escola possui uma pinacoteca e oportuniza visita às exposições de arte nos museus da cidade e das cidades visitadas. Apresentações de arte envolvendo teatro, dança e música, são atividades rotineiras na Escola, culminando com a apresentação de um Musical de Natal envolvendo todos os alunos da Escola.

Aprender por prazer, aprender para ser melhor, aprender para ficar inteligente e para ser feliz são prioridades na Escola Vida.

Os jogos são uma constante nas salas de aula, possibilitando a construção do raciocínio lógico-matemático e da linguagem e ainda, o exercício da socialização através das regras impostas pela atividade lúdica. Um planejamento feito através de complexos temáticos onde as Ciências Naturais e Sociais são o foco de todos os estudos realizados. A leitura é uma companheira cheia de alegria, mistério e sabedoria. A biblioteca é o espaço mágico de construção de identidade, conhecimento, prazer e encontro com o outro; quem já sabe ler pode ler para quem ainda não sabe, e a rede solidária se espalha no ambiente mágico das histórias.

Com um pátio com 3.600m2, há espaço para casa da diversão, horta, viveiro para patinhos, coelhos, galinhas; estufa do verde, balanços, escorregadores, cancha de vôlei, basquete, futebol, muita grama e muita areia, de onde saem bolos de chocolate para as festas de aniversário das bonecas e onde são construídas muitas estradas para os carrinhos.

Poder ver a criança crescer, vivendo sua infância com alegria, aliada ao desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas, afetivas e psicomotoras é a principal preocupação da TURMA DA VIDA e para isso a Escola conta com a parceira incansável de seu PESSOAL DE CASA.

PESSOAL DE CASA que muitas vezes vira aluno ou até mesmo professor em sala de aula, participando das atividades de construção do conhecimento.

Professores, funcionários, alunos, Pessoal de Casa, unidos pelo ambiente alegre e compromissado, rodeados pela natureza,  fazem a Vida acontecer!