A Escola Vida atualmente possui onze salas de aula, todas equipadas com projetores, telões e caixas de som, uma biblioteca que renova seu acervo anualmente, pinacoteca e laboratórios especializados. No pátio encontramos brinquedos, quadras para prática de esporte, mesa de xadrez, mesas para lanche coletivo, viveiro, compostagem e a “Estufa do Verde”. Toda essa estrutura tem como principal objetivo oferecer espaços lúdicos interativos para a promoção de novas descobertas em nossos educandos.

SALAS DE AULA

Espaço de convivência, de descoberta, de construção, de desenvolvimento, lugar especial. Nas salas jogos, projetor, tela, notebook, mapas, materiais de uso contínuo do professor e dos alunos são indispensáveis à realização de um bom trabalho.

Na Vida, cada sala tem um nome, nomes de aves foram escolhidos para representar os espaços de acolhimento das crianças e dos conhecimentos. Aves que voam e enxergam de longe onde querem chegar e pousam certeiras sobre o alvo, assim as salas de aula, abrigando objetivos de convivência e conhecimento.

BIBLIOTECA DOMINGAS FARACO

Um lugar muito especial , lá moram as fadas, as bruxas, os príncipes , o Harry Potter, o Menino Maluquinho , o Marcelo, a Mônica e sua turma, fantasmas, vampiros e tantos outros seres saídos da imaginação humana. Mas não é só a mágica da fantasia que habita a biblioteca, há também os livros que falam da natureza, da vida dos homens, do planeta Terra, da educação das crianças e de fatos da história e da atualidade.

Nesta sala, toda semana, ouvimos histórias, descobrimos charadinhas, buscamos livros para serem lidos por nós ou pelos “grandes” que leem para nós.

Como surge o leitor?

Este gosto/hábito depende do estímulo que recebemos no ambiente em que vivemos e também, do nosso desejo pessoal. Se em nossa casa, a nossa volta, todos leem, usam a leitura como informação e/ou lazer e, se na nossa Escola, essa é uma atividade diária e prazerosa, vamos aprendendo a gostar e a fazer uso da leitura. Não depende só de casa como não depende só da Escola. E olha, não tem idade para começar.

Existem livros adequados às diversas faixas etárias, mas, a partir do interesse da criança, qualquer livro é livro para ela.

E se um pequeno leva um livro com muitas páginas?

Vamos ler para ele o que ele pedir e vamos deixá-lo manusear o livro, com todo com cuidado que todos os livros merecem.

Mas e se a criança não tem ainda uma leitura fluente , como encarar um livro grande?

Ajude-o! Leia para ele e deixe que ele leia também.

Por que ler?

  • Ler para aprender que há muitos jeitos de escrever;
  • Ler para adquirir vocabulário;
  • Ler para aprender a escrever corretamente;
  • Ler para compensar sonhos não realizados;
  • Ler para ser criativo;
  • Ler para ser crítico;
  • Ler para poder sair só um pouquinho do mundo real;
  • Ler para entender o mundo em que vivemos;
  • Ler para construir identidade;
  • Ler porque ler dá prazer, émuito gostoso…

As histórias são um jogo ficcional e intelectual, ativam o cérebro em várias áreas e, são precioso recurso escolar e familiar.

Em certa idade, a criança quer sempre o mesmo livro, a mesma história e, se tentamos mudá-la, ela nos diz : – Não é assim é… Isso não acontece só aí em seu endereço, acontece com todas as crianças. Buscam certezas, regularidades, vocabulário, sonhos… Leiam de novo, de novo e, de novo … é bom.

PROJETOS

  • Contando Histórias
  • Compartilhando a Leitura
  • Lendo os Clássicos

PINACOTECA

As artes plásticas como expressão da alma humana, como capacidade criativa de homens e mulheres têm espaço garantido na Pinacoteca da Escola e na vitrine que expõe pequenas obras de arte. Obras que servem para contemplação, mas também para exploração com estratégias pedagógicas pensadas especialmente para despertar o gosto, desenvolver a sensibilidade e a capacidade de expressão dos curiosos e arteiros pequenos artistas.

PÁTIO

UM JARDIM, UMA PRAÇA ESPORTIVA, UM POMAR, UM LUGAR PARA APRENDER A VIVER

Assim é o pátio da Escola, uma área com muito verde que compreende canteiros ajardinados, árvores nativas, exóticas e frutíferas em meio às quadras esportivas (futebol, basquete, vôlei), balanços, túneis, escorregadores, casinha de bonecas, estufa, composteira, viveiro onde moram patos, marrecos, coelhos e porquinhos da índia, mesas, bancos, muita areia, sol, sombra, bancos e brinquedos, um espaço especial para aprendizagem.

Pracinha

 Patinetes e motocas

 Estufa do Verde e Compostagem

 Árvores identificadas

 Viveiros

Mesas de pedra

 Mesa de Xadrez

mesa de xadrez

Mesa para jogo de xadrez

Pátio no outro prédio da Escola

QUADRAS DE ESPORTE

Em meio às árvores do jardim, quadras esportivas; além delas arcos, bolas, sacos de areia, cordas, raquetes, tacos, e tantos outros materiais para a prática esportiva e recreativa escolar. O corpo é a sede das aprendizagens, lugar de movimento que gera saúde física e mental. As brincadeiras, que desde cedo, nos apresentam regras, que nos ensinam a conviver com o outro diferente de mim, que nos ensinam a ganhar e a perder, são de fundamental importância no desenvolvimento infantil e estão presentes na preocupação com a organização dos espaços e no equipamento, assim como a presença do Educador Físico especializado.

LABORATÓRIO TECNOLÓGICO STEVE JOBS

O Laboratório Tecnológico é um espaço para aprendizagem e interação com as novas tecnologias no contexto educacional. Inaugurado em 2011, recebeu o nome Steve Jobs através de uma votação realizada após o estudo dos principais nomes da história da Computação, como Ada Lovelace, Charles Babbage, Blaise Pascal, Bill Gates, Steve Jobs e Linus Torvalds.

No Laboratório são realizadas aulas de Informática Básica no turno da manhã para alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Nas aulas, as crianças descobrem a história dos computadores,  o funcionamento das peças, distinção entre software e hardware, história da internet, a interação nos meios de comunicação  mais atuais (e-mail, redes sociais, comunicadores instantâneos), princípios de segurança e privacidade na internet, além da discussão de temas transversais como cyberbullying, pirataria e software livre. Também são ensinados a manipulação de softwares para edição de texto, planilhas e apresentações e softwares específicos para edição de imagens, áudio e vídeo.

No turno da tarde o Laboratório serve como espaço de pesquisa e colaboração entre as turmas com atividades diversas sobre os temas trabalhados em sala de aula, além das aulas de Informática para a Educação Infantil. O Laboratório possui 20 microcomputadores em rede, projetor, caixa de som, impressora, mural e várias peças (hardware) para estudo. Atualmente foi adquirido um Laboratório Móvel de Tablets com 25 dispositivos móveis para exploração nas salas de aula.

LABORATÓRIO MÓVEL DE TABLETS

A Escola Vida procura sempre investir em materiais e instrumentos que auxiliem na prática pedagógica do professor, além de contribuir para uma aprendizagem prazerosa em nossos alunos. Assim, o Laboratório Móvel de Tablets surge como uma proposta ousada e inovadora para transformar a sala de aula e facilitar o trabalho com as mídias digitais. Os aplicativos são selecionados conforme o objetivo da professora da turma e explorados em pequenos grupos. Portanto, de forma colaborativa as descobertas vão surgindo…

LABORATÓRIO CIENTÍFICO ALBERT EINSTEIN

As competências científicas exigem espaço e equipamento adequados às necessidades de aprendizagem. Valorizar o ensino das Ciências é projetar o futuro com o despertar do interesse das crianças sobre as áreas da abrangência científica, descobrindo talentos e provocando o raciocínio investigativo.

Microscópios, vidraria, luneta, centrífuga e tantos outros materiais estão disponíveis, no Laboratório Albert Einstein, nome escolhido por votação pelos alunos, entre tantos outros que foram propostos e tiveram suas biografias estudadas.

LABORATÓRIO CÊNICO CHARLIE CHAPLIN

Uma sala mágica onde a Música, a Dança e o Teatro enchem a Escola de magia, movimentos e sons.

Um lugar onde podemos nos transformar em fadas, princesas, soldados, animais; onde podemos expressar nossas emoções através da brincadeira cênica e explorar o encantamento da música e seus efeitos em nosso corpo e em nossas vidas.

Música, Dança, Teatro, competências importantes à Vida, ao desenvolvimento das relações e das habilidades cognitivas, além do conhecimento que desperta por atores, atrizes, compositores e intérpretes.

Um espaço recheado de fantasias e adereços, instrumentos musicais e elementos cenográficos, emoldurados por um grande espelho que possibilita ao artista sua própria imagem, fazem deste espaço um lugar de encantamento para as crianças.