Escola Vida/ junho 8, 2020/ Sem categoria

Quem pensa que as crianças e jovens não estão aprendendo, engana-se. É certo e claro que o ano letivo está atípico e exigindo muito maior participação familiar, mas a aprendizagem do que é essencial segue com a rápida organização da Escola, o dinamismo de seus Professores, a presença da tecnologia e a participação do Pessoal de Casa. Tecnologia que muitas vezes era usada para acessar jogos e redes sociais e que hoje é utilizada para que a Escola possa acessar seus alunos com a parceria da família, para poder continuar construindo novos conhecimentos.
Para os alunos mais autônomos e disciplinados, sem dificuldades de aprendizagem, tudo flui mais facilmente. Para aqueles que ainda não conseguem se organizar sozinhos, por causa da idade, imaturidade ou falta de compromisso com o estudo, a presença familiar é indispensável.
E o Pessoal de Casa também aprende junto a acessar as plataformas de ensino, nada fáceis para alguns e mais tranquilas para outros com a Escola fornecendo suporte para que todos possam conseguir, através de tutoriais e orientações individuais. Mais do que nunca a família mostra seu poder de organização e superação diante das necessidades de suas crianças e jovens e recebe “PARABÉNS” com estrelinha neste seu acompanhamento.
Escolas e Professores, em uma semana, organizaram-se para apresentar um novo formato de aulas e a cada etapa, após a avaliação do retorno dos alunos e das famílias, novo formato, com novo ritmo é implantado. Um trabalho incansável para recriar o cenário ensino aprendizagem da melhor maneira possivel. Nunca o contato com a família foi tão importante.
Mas não é igual! Não tem como ser. Estamos vivendo um tempo de restrições e precisamos passar por ele da melhor forma possível, com a certeza de que estamos fazendo todo o possível.
Mas e o que não puder ser construído em 2020, com esta forma de ensinar?
Uma certeza: o próximo ano letivo começa com os alunos reais, com seus conhecimentos e histórias de vida, e é daí que partiremos para a construção de 2021. E isso sempre foi assim, não será novidade nenhuma para os Professores que respeitam os aprendizes, suas diferentes formas de aprender, seus diferentes ritmos e seus diferentes conhecimentos.
Ao leigo, parece tarefa hercúlea, mas para nós, mostrará o ponto de partida, a mola propulsora da nossa ação. Nada diferente do que sempre fazemos, recuperar lacunas e avançar…
Enquanto isso… Crianças com necessidades especiais sendo atendidas pelo AEE (atendimento educacional especializado), crianças com dificuldade de aprendizagem recebendo orientação individual e a sala de aula da tela segue fazendo a Vida acontecer.
Não era para ser assim, não foi isso que sonhamos e planejamos, mas é isso que é possível e a cada etapa, vai ficando melhor. O futuro chegou cedo, sem aviso, sem preparo, mas já que veio… vamos aprender tudo o que for possível com ele. Afinal, aprender é nosso ofício!