Escola Vida/ maio 30, 2020/ Sem categoria

Como ensinar sem o olho no olho, sem o toque? Somos Professores porque gostamos de gente, de ver e sentir a transformação das mentes e corações.
Estamos impedidos de chegar junto, prejudicados em poder instigar a cada um e a todos, com nossa magia na manipulação de materiais pedagógicos, de questionamentos e de ver as “luzinhas” se acenderem nas cabecinhas, estabelecendo novas conexões neuronais, mudando ideias, transformando-os em seres melhores, mais pensantes, mais críticos, mais gente. E como isso é lindo e fantástico! E como a pergunta certa na hora certa, gera aprendizagem. O jogo certo com a proposta correta, propõe a modificação do pensamento. Pura química, pura física, biologia, senhores e senhoras! Maravilhas da criação divina!
E então, tivemos que rapidamente aprender a usar outras ferramentas. Ferramentas tecnológicas criadas pela mente humana que, de tanto se transformar, se torna capaz de novas invenções, modificando vidas, possibilitando o encontro entre pessoas em locais distantes. É a mesma coisa? NÃO É! Nunca vai ser! Mas é o possível agora.
O Pessoal de Casa foi chamado a participar ainda mais da vida escolar de seus filhos, e estão tendo o privilégio de compartilhar com os Professores as descobertas que antes aconteciam na sala de aula e que agora acontecem na sala de casa. Crianças começando a ler diante dos olhos dos pais, o desenho surgindo e se completando, as letras surgindo, os números, os cálculos, as frações…
Feliz de quem consegue perceber e partilhar esses momentos de encantamento, a “mágica” que é aprender e a delícia que é poder ensinar e ajudar a aprender. Nosso ofício, nossa alegria, nossa missão. Professores que somos, temos dito aos pais que está difícil para todos, mas que aproveitem para curtir esse momento de cumplicidade com a aprendizagem dos filhos. Vai valer a pena!
Ensinar a aprender é aprender também! Transformam-se todos!