Escola Vida/ agosto 7, 2018/ Notícias, Sem categoria

Ksenyia: Da Rússia para o Brasil

Por: Anne Medianeira e Leonel von Dentz Farias

            No dia dezenove de junho, as turmas receberam uma visita lá da Rússia! Ksenia nasceu na cidade de Ekaterinburg e foi muito bem recebida aqui na Escola Vida. Antes de começarmos nossa entrevista com ela, a turma do 4º Ano fez uma homenagem para nossa entrevistada, tocando violão.

Depois que o 4º Ano fez as apresentações, as turmas puderam começar a entrevista. As turmas, do Nível 3 ao 5º ano fizeram muitas perguntas para a Ksenyia.

Ela começou a falar sobre a Rússia, sua história, clima, sobre os estádios da Copa do Mundo. Nos disse que lá não se comemora o Natal e que só comemoram o Ano Novo, no dia sete de janeiro, folgando durante dez dias.

Nos contou que existem vários contos sobre a bruxa Baba Yaga, pois em umas histórias ela faz mal para as pessoas que fazem o mal, e o bem para as pessoas que fazem o bem. Ela nos falou que esta personagem do folclore mora em uma casa que tem pernas de galinha.

Outra curiosidade que ela nos contou foi que a Rússia somente foi chamada de “Rússia” mesmo, no século IX. Ela falou que na Rússia faz bastante frio, chegando a marcar temperaturas negativas!

Quando ela comentou sobre sua infância, teve um fato que me chamou a atenção, pois ao falar  sobre seu livro preferido, disse que lia Harry Potter, assim como nós lemos.

Outro fato interessante é que Ksenyia, ao sertir cheiro de bergamota, pensa que é Ano Novo, porque lá na Rússia só comem bergamota em dezembro.

Contou que o mascote da Copa do Mundo é um lobo, pois lá tem muitos lobos, mas que era muito difícil humanos encontrá-los.

Após muitas perguntas sobre as tradições russas, vestuários típicos, comidas e curiosidades sobre o clima, a nossa entrevistada cantou uma cantiga tradicional sobre um pinheirinho.

Nosso colega Thomaz finalizou a entrevista, entregando um presente para ela e agradecemos pela sua presença. Esta tarde foi repleta de aprendizados!

Volte sempre, Ksenyia! Come back, Ksenyia! Вернись, Ксения.

Copa do Mundo de Futebol 2018

Por: Antônia Milano, Vinícius da Costa e Thomaz Ferrão Zoch

                A Copa do Mundo FIFA é um dos maiores eventos do mundo inteiro, ela é conhecida por causar emoção, tristeza e muita união entre os países, jogadores e torcedores. A Copa do Mundo acontece em 4 em 4 anos, então demora muito tempo para acontecer e a expectativa por esse evento é muito grande!

Esta Copa está sendo muito legal e interessante, porque mesmo com a derrota do Brasil, a Turma da Vida torceu e acompanhou cada momento, vibrando em cada vitória e torcendo pela Seleção! Vimos sinais de evolução tecnológica no futebol, que pela primeira vez fez uso do VAR (vídeo-arbitragem) e contou com a primeira bola com um chip embutido (Telstar 18).

Vimos novos jogadores, muitos craques se revelaram, muitos times se mostraram bons e  derrotaram times ótimos como Brasil, Alemanha, Uruguai e Portugal.

Daqui a alguns dias acontecerá um jogo incrível, ele é França x Bélgica que na nossa opinião se mostraram times muito fortes.

O Brasil é pentacampeão, ou seja, ganhou a Copa do Mundo cinco vezes.  É o único do mundo que ganhou essa quantidade de Copas, então ele continua sendo o melhor do mundo.

O mais importante deste evento é sua capacidade de envolver várias pessoas do mundo inteiro, fazer com que sintamos o espírito esportivo e que conheçamos a cultura do país sede.

Neste ano, até a nossa tradicional Festa de São Pedro contou com este toque: os “Gaúchos na Rússia” puderam brincar com elementos da cultura russa e conhecer mais sobre este país.