Escola Vida/ setembro 16, 2019/ Sem categoria

JORNAL MURAL LIFE NEWS

Edição 06 / 2019

Editores-chefe: Hannah Clara Venes, Maria Flora Serpa e Milena Ribeiro

 

CULTURA E HISTÓRIA: Encenando o passado

O 5º Ano da Escola Vida foi desafiado a fazer uma pesquisa bibliográfica sobre a história do Rio Grande do Sul, para se aprofundar e saber mais sobre o passado de nosso estado. Em grupos, abordaram diferentes temas, como as tribos que aqui habitavam, as Missões Jesuíticas, a origem de Alegrete e a formação étnica no nosso estado.

A apresentação dos estudos ocorreu no mês de agosto, e teve como público alunos do 1º e 4º Ano, que ouviram as apresentações artísticas e culturais, participando e questionando os apresentadores.

Os alunos do 5º Ano interpretaram a Guerra Guaranítica com fantoches e fizeram um podcast. O grupo que representou a origem de Alegrete fez um teatro com palitoches, contando as relações entre a Capela Queimada e a padroeira da cidade. Já o grupo que apresentou os indígenas que habitavam o território gaúcho, dançou uma música chamada “Índio do Brasil” e representou a lenda da erva-mate, contando sobre os três povos indígenas que moravam aqui no RS. Por último, para contar um pouco sobre a formação étnica do RS, os alunos interpretaram uma máquina do tempo que chamou para os dias atuais o povo açoriano, africano, italiano, alemão e judeu.

“Esta atividade é importante para compreender mais sobre nossa história, a cultura do nosso povo e da nossa cidade”, comentaram os alunos que participaram do evento.

Por: Turma do 5º ano

 

 EMBARQUE DA VIDA: Nossa viagem de estudos

No dia 24 de setembro, as turmas do Ensino Fundamental da Escola Vida farão uma viagem de estudos para Pelotas, Rio Grande e Piratini.

Esta viagem foi planejada para ampliar os estudos sobre a nossa região, o Pampa. Nós visitaremos pontos turísticos, monumentos e lugares históricos.

Com tudo pago, a escola sairá de Alegrete em uma terça-feira à meia noite, e voltará na sexta-feira. A primeira parada será Pelotas. Lá iremos aprender sobre a charqueada, o lugar onde se produzia charque através do trabalho escravo. Em Rio Grande iremos conhecer os Molhes da Barra do Rio Grande. Por último, iremos à Piratini, lugar em que faremos um passeio urbano pelos prédios históricos e museus da cidade.

Nesta viagem, cerca de oitenta alunos irão acompanhados dos professores. Todos estão muito ansiosos e irão se divertir e aprender muito!

Por: Turma do 5º Ano

 

SE LIGA NA VIDA

O que é família e lar para você?

Rafael Ritt: “Família para mim é a união, felicidade e tudo de mais de alegre do mundo.”

Alice Pedroso: “Família são as pessoas que estão nos momentos bons e ruins com a gente. Lar é onde a minha família está.”

Otávio Fontoura: “Lar é onde estão as pessoas que eu amo, é o melhor lugar.”

Maria Eduarda Diniz: “Família são as pessoas que você sempre pode confiar, que só querem o seu bem, eles são os nossos melhores amigos.”

VISITA DE DOM PEDRO I: Relembrando a História do País

Por: Manoel Pedroso

No dia 06 de setembro, a turma da Escola Vida recebeu uma grande visita: o Dom Pedro I (interpretado pelo professor Thiago). Ele veio falar sobre um pouco da história do Brasil e sobre sua infância. Contou sobre a chegada dos portugueses, na expedição de Pedro Álvares Cabral.

Já quando o Brasil era colônia, descobrimos que a família real fugiu para cá, pois estava acontecendo ataques pelo Napoleão Bonaparte, em 1808. Quando D. Pedro I vinha do interior de São Paulo, já grandinho, em 1822, recebeu uma carta de sua esposa Leopoldina. Nesta carta ela lhe conta que o Brasil deixaria de ser colônia para virar um império.

Essa visita histórica foi um momento legal para descobrir mais sobre a história do nosso país.