Contando Histórias

Sexta-feira, sempre é dia de histórias na Escola Vida. As histórias dão asas a nossa imaginação e nos permitem sonhar com um mundo onde tudo se resolve, com aventuras perigosas e doces, com planos mirabolantes e que mexem com nossa vida.

E quem conta as histórias? A Professora Contadora de histórias em uma sexta-feira, na outra, uma criança participando do Projeto Compartilhando a Leitura.

Feira da Troca

Escambo, uma prática ancestral, que ensina o desapego de objetos e torna úteis materiais já em desuso. Sustentabilidade é a palavra de ordem.

Para as crianças um exercício de descentração e de aprendizagem, o quanto é difícil deixar o outro levar aquilo que era meu e que agora decido trocar. Trocas muitas vezes diretas, outras que exigem negociação e trocas indiretas: eu troco com este, que vai trocar com o outro.

São muitas as feiras: gibis, brinquedos, objetos.

Lendo os Clássicos

A leitura como instrumento de desenvolvimento cultural, como ferramenta fundamental no desenvolvimento da cognição e da autonomia de aprendizagem são os focos centrais do Projeto lendo os Clássicos que oportuniza às turmas de 3°, 4° e 5° Anos, a leitura de obras clássicas da literatura mundial, despertando o interesse por autores e histórias culturalmente reconhecidos.

  • Estimular o interesse, o gosto e o hábito pela leitura de obras clássicas;
  • Favorecer a compreensão histórica do desenvolvimento da cultura humana;
  • Desenvolver a capacidade leitora (decodificadora, compreensiva e interpretativa);
  • Possibilitar contato com a biografia de autores clássicos;
  • Despertar a curiosidade pela busca de mapas para localização de lugares onde as histórias ocorrem;
  • Comparar culturas, épocas e lugares, constatando a diversidade cultural que o homem é capaz de produzir;
  • Favorecer a melhoria da ortografia, do uso da gramática e da capacidade argumentativa em textos produzidos;
  • Estimular a busca dos filmes que foram produzidos baseados nos livros.

Noite do Pijama

Dormir fora de casa, na companhia de colegas e professores; na Escola, ambiente seguro; participar de atividades educativas com muita diversão é a proposta da Noite do Pijama para o desenvolvimento da autoconfiança, organização e autonomia.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Todos os anos a Escola é convidada a participar deste evento e comparece aceitando o desafio de propor a seus alunos uma avaliação externa sobre assuntos pertinentes a área geográfica.

Esta Olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Olimpíada Esportiva

Jogos organizados para as equipes colocarem em prática seus conhecimentos sobre os esportes, momento de alegria, competição saudável e muita adrenalina.

Seminários e Mostras

Planejar, organizar materiais, estudar, estar com o conhecimento na cabeça e no coração para poder ensinar colegas, Pessoal de Casa e outros convidados, são tarefas que fazem parte dos Seminários e Mostras organizados pela Escola. Muitos são os objetivos destes eventos: autonomia, responsabilidade, estudo, cooperação com o trabalho em equipe, organização, compromisso com o conhecimento.

Os eventos:

  • MOSTRA CIENTÍFICA
  • MOSTRA MULTIDISCIPLINAR (Apresentação de trabalhos de Informática Educativa e de Inglês)

Além destes outros surgem em decorrência de estudos realizados.

Todos somos artistas

O palco é o lugar da atriz, do ator, do bailarino, da bailarina, do músico; a tela do pintor, o barro do escultor, todos podemos, todos somos capazes e vamos experimentar para saber do que gostamos mais, onde nos saímos melhor, onde há mais esforço, mais facilidade, mais diversão. Expressão, desinibição, desenvolvimento de habilidades orais, gráficas, plásticas, resolução de problemas, ritmo, improviso, tudo isso faz parte do currículo do artista que se desafia nas artes.

 Viagens de Estudo

Ver onde o que se estudou aconteceu; viver a experiência, visitar museus, parques, teatros, cidades históricas, estudar a geografia lá, onde a lagoa está, navegar, voar. Viajar com a Escola é assim, com colegas e Professores, muito planejamento, pesquisa e organização. Autonomia pura que é oferecida junto a muita segurança aos alunos do Ensino Fundamental.

Locais já visitados: Zoológico de Sapucaia do Sul, Feira do Livro de Porto Alegre, Bienal do Mercosul de Porto Alegre, Cruz Alta, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Petrópolis (RJ), Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Nova Esperança do Sul, Itá (SC), Foz do Iguaçú (PR), Uruguaiana, Santa Maria, Piratini, Ametista do Sul, entre outras.