Escola Vida/ abril 23, 2019/ Notícias

A turma do 4º ano começou a aprender sobre a memória, trazendo em conta os momentos vividos nas férias.
Através da história “Apanhador de Sonhos”, fizemos questionamentos sobre de onde vêm os sonhos e como eles acontecem; os alunos estudaram que os sonhos são interpretações de sentimentos que estão guardados no cérebro.
Logo após essa reflexão, os alunos aprofundaram o estudo envolvendo o cérebro; suas regiões e funções.
Descobriram que o cérebro tem várias partes, que fazem ações diferentes; como: visão, equilíbrio, raciocínio, movimento, respiração, batimentos cardíacos, fala, audição…
O cérebro junto com a medula espinhal, formam o sistema nervoso central que manda as mensagens para os nervos e músculos do corpo. Com isso, o corpo é capaz de sentir e coordenar suas ações.
Os sentimentos também estão relacionados ao cérebro e refletem o modo como interpretamos e vivemos a vida.
Com este estudo, foi apresentada a principal célula desse órgão, que é o neurônio.
O neurônio é considerado a célula principal do cérebro porque ele manda mensagens através das sinapses para outras células.
Ele é composto pelas seguintes partes: corpo celular (onde encontramos o núcleo), dendritos (são pequenas ramificações que se comunicam com as células vizinhas, recebendo as mensagens) e o axônio (é um prolongamento que transmite mensagens).
Com isso, a turma entendeu o quanto o cérebro é importante, porque ele é responsável pelos movimentos, sentimentos e as reações do corpo. Ele é responsável pela comunicação com o mundo.

Texto coletivo – 4º ano