Escola Vida/ agosto 23, 2019/ Sem categoria

A turma do quarto ano começou a estudar a Gramática através do livro “Emília no País da Gramática”, escrito pelo autor Monteiro Lobato. Ele nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Nesta data comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é o Sítio do Pica Pau Amarelo, obra composta por vinte e três volumes.
Monteiro Lobato começou a história “Emília no País da Gramática”, contando que Pedrinho estava de férias na casa de Dona Benta, ela queria que ele retomasse o estudo da Gramática em casa, apenas meia hora por dia. Com essa leitura, a turma aprendeu que a Gramática é um livro, que contém um conjunto de regras do funcionamento da Língua Portuguesa.
A partir daí descobriram que a Gramática é dividida em três grandes áreas: Fonologia, Morfologia e Sintaxe. A Fonologia estuda os sons/letras e a ortografia; a Morfologia estuda as palavras (classificação) e a Sintaxe que estuda as frases (estrutura).
Após isso recapitularam o estudo das sílabas, a sua divisão, a classificação e a tonicidade. Sílaba é um grupo formado por um ou mais fonemas. As palavras podem ser classificadas de acordo com a sua divisão silábica: monossílaba (uma sílaba), dissílaba (duas sílabas), trissílabas (três sílabas) ou polissílabas (quatro ou mais sílabas). Quanto a sua tonicidade, elas podem ser classificadas como: oxítonas (última sílaba tônica), paroxítonas (penúltima sílaba tônica) e proparoxítonas (antepenúltima sílaba tônica).
Com esta história, a turma está retomando o estudo da Gramática de uma forma divertida. O quarto ano espera ansioso pelas próximas aventuras dos personagens da história “Emília no País da Gramática”.

Turma do 4º Ano