Escola Vida/ novembro 6, 2019/ Sem categoria

Alegrete, cidade localizada na Fronteira Oeste do RS, foi terceira Capital Farroupilha e é o maior município em extensão territorial do estado. Considerada uma das cidades mais gaúchas, é rica em história e cultura; vivenciou vários conflitos e completou 188 anos de emancipação política no dia 25 de outubro.
Na semana de seu aniversário, a Escola Vida participou de várias atividades para aprender e conhecer mais sobre a história, os lugares e a cultura de nosso município.
O nome “Alegrete” significa “canteiro de flores” e, com base nisso, a turma do Nível Baby realizou uma colagem representando esse significado.
Houve turmas que aproveitaram a linda semana para fazer passeios pela praça para ver a arquitetura dos prédios históricos e monumentos, como o Nível 1, Nível 4, 1º Ano e 4º Ano. Os registros envolveram muita criatividade, as turmas foram desafiadas a realizar maquetes dos prédios, chafariz, álbum de figurinhas comparando monumentos e locais de antigamente com os atuais.
O Nível 2 assistiu uma peça escrita pelos roteiristas do 5º Ano que contava a origem do município. A bandeira do município foi analisada pela turma do Nível 3. Assim como o 2º Ano estudou escritores e comparações históricas, o 3º Ano se inspirou no poema “Cidadezinha”, de Mario Quintana, mostrando que nosso Alegrete possui rica obra literária.
Estes estudos demonstram o quão importante é aprender desde pequenos sobre nosso município e redescobrir nossas raízes.

Turma do 5º Ano